Passaram agora por mim a caminho de casa…


Tenho passado algumas tardes no Jardim das Amoreiras. Foi a minha primeira grande descoberta em Lisboa, quando entrei no Técnico. A aldeia dentro da grande cidade. Um ponto no mapa, mas talvez dos mais fortes em emoções. Tenho acompanhado alguns momentos engraçados. Muitas histórias passam e não ficam na memória. Outras, ficaram e fazem-me sorrir. Até sozinha.

O local: Jardim das amoreiras – um parque infantil.
Tempo: Um qualquer dia da semana, durante a tarde.
Intervenientes: Uma avó e uma neta.
Figurantes: O escorrega, o balde, os baloiços, mas participam na cena.

A avó, usa um chapéu, no cimo da cabeça, sem ser enterrado. O chapéu deve trazê-lo sempre na esperança do dia em que a neta o queira pôr. As crianças são diabólicas. A neta, não pára, corre do escorrega para as cordas, dos baloiços para os balde e formas. A avó faz com ela bolinhos de areia, como se de um lanche especial se tratasse. Outras vezes, senta-se no final do escorrega e fica a olhá-la.

Hoje, estão mesmo de frente para mim, que estou na esplanada a tentar trabalhar. No outro dia, não resisti e fotografei-as.


Jardim das Amoreiras . 26 Abril . 2005

Agora, a Avó, está a olhar para mim. Ups!!!! Fui apanhada?!! :S Gostava de ter aqui a máquina e ter coragem para a fotografar e conseguir transmitir aquilo que vejo.

A Avó ralha à sua neta... bela imagem, esta também!!!! Faz parte… deve estar a fazer qualquer coisa de errado na receita dos bolos de areia;)

Faz-me lembrar coisas minhas. Eu também ia para o parque depois do colégio com a minha avó… e ela ficava sentada no banco, a ver-me esfolar o joelhos… e cansar-me, mesmo depois de um dia de escola. Ou então, como diz a minha mãe, gostava de ficar no meu quarto comigo e deixar-me desarrumar tudo e poder fazer todas as brincadeiras que me davam na cabeça na altura. Ela ria-se enquanto fazia palavras cruzadas ou ouvi o terço, sempre sagrado, às 6 da tarde.

A menina deve ser feliz. Pelo menos parece. Tem um sorriso de quem precisa destas horas do dia, para que seja um dia bom.

De repente como todas as raparigas, mesmo quando têm 4 anos, são muito autónomas... Pegou no balde e nas formas e encaminhou-se para a saída do parque. Abriu a porta, e saiu…. Olhou para trás como quem diz: “Vou-me embora! Já não quero estar mais aqui…” e começou a andar… Passou por mim e olhou-me de passagem… depois olhou para trás, como quem dizia: “Vá venha Avó… vamos embora.”

A Avó… que se vai desequilibrando, lá se levantou do escorrega e começou a sair… enquanto a chamava…. Entretanto sentou-se no banco, já no jardim - pertinho de mim - para tirar a areia dos chinelos… aqueles chinelos de avós… (a minha tinha uns iguais). E a neta lá se acabou por render...

Autonomia não é independência…. Principalmente aos 4 anos. Lá voltou para trás e sentou-se ao lado da Avó… a descansar do curto rasgo de independência e de estar feliz...


Passaram agora por mim a caminho de casa…
Jardim das Amoreiras . 5 Maio . 2005


2 Respostas ao “Passaram agora por mim a caminho de casa…”

  1. Blogger  

    ainda bem que tens um blog:) vês como é giro?tss tss...agora não páras!

     
  2. Blogger pipa 

    para quem diz que não sabe escrever....
    adorei a avó e a neta...
    e o blog ta todo fashion claro vindo da menina so podia!! :P
    beijinho

     
  3. Enviar um comentário

    Apagar Comentário

    << Home


About me

online



Os olhos dos meus amigos

Olhares obrigatórios

Leituras diárias

Olhares Passados





Olhares arrumados


ATOM 0.3