Sampaio :: Presidente [1996-2006]



Foram 10 anos de verdadeira soberania.
Admiro-o pelo seu perfil.
Pela sua seriedade.
Pela inteligência (às vezes até demasiada) que tantas vezes não foi compreendida.
Pela sua postura enquanto presidente da republica e Homem.
Pelo exemplo de cidadania e identidade nacional.
Pela forma como tentou sempre gerar consensos.

Como não há questões suficientemente fortes para lhe apontar e denegrir a imagem nos ultimos tempos, lembraram-se de pegar pelas condecorações. Pelo que li, até foi o presidente que menos condecorações entregou, mas pelos vistos toda a gente lhe caiu em cima.

Somos um povo estupido, desculpem a expressão. Só damos valor ao que é nosso e bom, se for lá para fora e os outros disserem que é bom. Ou então (e pior ainda) só homenageamos aqueles que tiveram valor e se destacaram no/ou pelo nosso país quando morrem. Acho inacreditavel.

Não votei nele em 1996, porque tinha apenas 16 anos, mas vivi intensamente a sua eleição, e em 2001 votei com muito orgulho. Confesso que tenho andado a fazer um esforço para aceitar este novo presidente que hoje toma posse, mas não consigo. Aquele perfil revolta-me, mas vou ter de me aguentar. E Ponto Final.

De Sampaio podemos esperar tudo, menos o regresso a Belém, nem mesmo implorado. Só espero que se mantenha presente e com um papel determinante na sociedade.


Hoje foi agraciado com o grande-colar da Ordem de Torre e Espada, entregue aos chefes de estado no final das suas funções, e segundo li vai também receber outra distinção. "Jorge Sampaio irá receber o grande-colar da Ordem da Liberdade, condecoração que será entregue pelo novo Presidente da Repúplica, Cavaco Silva"(in Público), que na minha opinião é mais que merecido.

Mas como somos um país de invejosos, vão todos cair-lhe em cima.

Ah! E ja agora, o quadro da Paula Rego retrata não só a figura com a pessoa. Gostei.



2 Respostas ao “Sampaio :: Presidente [1996-2006]”

  1. Blogger mi 

    o quadro da Paula Rego é espectacular!

     
  2. Blogger Ana 

    Gosto muito do Sampaio , sempre gostei , mesmo quando era apenas o secretário geral do PS . Votei nele para a CMLisboa e para Presidente , das duas vezes. Pude estar perto dele em duas viagens inesqueciveis : Macau quando da transição em 1999 e Cabo Verde em Março de 2004 . Um homem de direito , de letras , culto, sensivel ... um homem da velha guarda , mas a boa , claro. Há pouco tempo fui com o Mário visitar o Museu da Presidência ( uma inicitiva sua ) e fiquei melancólica pela saudade que ele vai deixar ( até comprei o livro do Presidente Sampaio ) . Descobri nesse dia que o meu pai foi uma das pessoas condecoradas por ele com uma medalha de mérito , linda , que a minha mãe guarda tão religiosamente lá em casa , que até esse dia nunca a tinha visto ! Fiquei ainda mais orgulhosa do meu pai ( que bem mereceu tal distinção ) e fã do Sampaio ( por ter tido a sensibilidade de reconhecer o seu mérito por trabalhos prestados à sociedade ) :) Vai ser dificil ligar a televisão nos próximos anos e ver um carancudo daqueles como presidente de todos os portugueses ( custa-me a aceitar tal realidade ). Acho que Portugal ficou mais cinzento.

     
  3. Enviar um comentário

    Apagar Comentário

    << Home


About me

online



Os olhos dos meus amigos

Olhares obrigatórios

Leituras diárias

Olhares Passados





Olhares arrumados


ATOM 0.3