Torga: 100 anos


Se fosse vivo, faria 100 anos.
No dia do seu 58º aniversário escreveu:

Gêres, 12 de Agosto de 1965.





Desgarrada

Na sina que me foi lida,
Este dia é sempre assim:
Sol na paisagem da vida,
E sombra dentro de mim.



Mas para mim, as palavras de Torga serão sempre as de "Um Reino Maravilhoso":

Vou falar-lhes dum Reino Maravilhoso.
Embora muitas pessoas digam que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo. O que é preciso, para os ver, é que os olhos não percam a virgindade original diante da realidade e o coração, depois, não hesite. (...)

Etiquetas: , ,


3 Respostas ao “Torga: 100 anos”

  1. Blogger mi 

    conheci esse texto do «reino maravilhoso» graças a ti!

     
  2. Blogger s3rendipity 

    ainda ontem à noite numa voltinha pela cidade passei pelo consultório do Dr. Adolfo Rocha... soube bem sentir a brisa da baixa de Coimbra eternizada por uma vida e uma obra tão sublimes...

    bonita a homenagem :)

     
  3. Blogger Tata 

    Torga tem textos lindíssimos, mas alguns muito para o triste. Era um poeta sofredor, por natureza.
    O primeiro conto de "Bichos" é maravilhoso. É sobre o "Nero", um cão e a sua perspectiva da vida e da relação com os donos. Tem imensas palavras difíceis, algumas nem vêm no dicionário, mas Torga era assim... rico em palavras!

     
  4. Enviar um comentário

    Apagar Comentário

    << Home


About me

online



Os olhos dos meus amigos

Olhares obrigatórios

Leituras diárias

Olhares Passados





Olhares arrumados


ATOM 0.3